A IMPORTÂNCIA DA PRESIDENTA ATENDER A REIVINDICAÇÃO POPULAR:

17:34:00 0 Comentarios


Carta que eu mandei à Dilma após sua eleição, alertando para um programa de conscientização interna



Em minha coluna 'Tirando de Letra', no site Jornal da Região- Palestina SP, publiquei inúmeras cartas encaminhadas ao ex-presidente Lula, principalmente no período do primeiro mandato dele, recebendo do próprio companheiro e de seus assessores e responsáveis diretos, as respostas referentes aos assuntos tratados com o chefe maior da nação, o que muito me envaidece e me orgulha mesmo, sem falsa modéstia.
Por ser companheira de longas batalhas no PT, a presidenta Dilma Rousseff demonstra algumas semelhanças com Lula, se compararmos os dois governos. Ela já recebe a aprovação de especialistas que avaliam como ótimo os primeiros 100 dias de seu governo.
E o que é relevante, bom para a nação e para cada brasileiro, é que ela herdou, digamos assim, do antecessor, o hábito de ouvir o clamor do povo. Tanto, que responde às cartas que recebe, não só particularmente, mas de forma pública e coletiva. Haja vista que nosso conselho editorial optou por aderir ao movimento dos órgãos de imprensa (atualmente mais de 200 jornais) que reproduzem seu contato direto com o povo em sua coluna semanal para periódicos, chamada CONVERSE COM A PRESIDENTA.
Já enviei uma pergunta pertinente à educação no trânsito e combate ao tráfico de influência da chamada 'indústria' de multas que está postado aqui neste blog, dissecando o assunto, e assim como milhões de brasileiros, estou no aguardo da resposta dela que deverá (ou não) ser publicada simultaneamente em todos os jornais afiliados ao seu projeto de mídia, e isso inclui o nosso JORNAL DA REGIÃO.
Quando ela venceu as eleições em 2010, imediatamente tratei de encaminhar minha primeira carta (publicada abaixo). Ilustram esta matéria, fotos  minhas com alguns amigos e militantes petistas em diversos encontros regionais.
TEOR DA CARTA:


Tanabi, 11 de novembro de 2010,
            Ref. Congratulações a primeira PRESIDENTA do Brasil Dilma Rousseff.



Presidenta, minha satisfação é imensurável em ter a certeza que nosso País continuará seguindo no rumo certo sem desvio de trajetória por um ou mais mandatos, com a continuidade ao desempenho que foi notório no governo do presidente Lula em todos os sentidos, mesmo com a insatisfação pessoal de não ter minha aposentadoria  devidamente paga, na forma da Lei vigente na data da concessão que me fora dado o referido direito nas provas juntadas em 1986.
Sei que seu tempo será pouco, diante de tantos afazeres de maior importância no seu dia-a-dia, mesmo assim, caríssima Dilma Rousseff, peço que dê uma olhada em nosso site: www.jornaldaregiaopalestina.com.br principalmente nas edições de números 2,6 e 10, onde matérias alusivas à pessoa e candidatura do senador Mercadante bem como especificamente a sua candidatura foram publicadas. Ainda no site, outras correspondências enviadas ao Presidente LULA, bem como suas respostas, também, na minha coluna “TIRANDO DE LETRA” poderá ter uma idéia da minha linha de pensamento.
Gostaria, de alguma forma poder contar com vosso apoio para continuar com o jornal que montei com recursos do empréstimo consignado, comprometendo ainda mais a minha defasada aposentadoria, com o objetivo principal de somar valores nas campanhas eleitorais do senador Mercadante para o governo de São Paulo e à sua, para nossa PRESIDENTA e creio, ter atingido o principal objetivo.
PSEm anexo, copia da carta de Congratulações e Recomendações enviadas ao Presidente LULA há oito anos (exatamente no dia 11/11/2002), que é extensiva agora a sua pessoa, dispensando, desta vez, as recomendações, pois essas foram superadas com louvor com sua participação junto ao governo ainda em vigor


Seu sempre admirador; Antônio Evangelista Neves 
Tanabi, 11 de novembro de 2010

Anexo 1: Carta enviada a Lula no primeiro mandato:

Exmo. Sr. Presidente e Companheiro Luís Inácio Lula da Silva

Ref.: Carta de Congratulações, Propostas e Recomendações.

                        Na condição de cidadão brasileiro e metalúrgico aposentado pela Volkswagen do Brasil em 1986, quero parabenizá-lo pela vitória que você faz questão de dividir com todos aqueles que, um dia, acreditaram e cerraram fileiras em torno de seus objetivos e ideais pelas causas sociais em favor dos explorados.

                        Muitos dos nossos companheiros de luta sofreram e pagaram caro com seu sangue, suor e lágrimas – suas e de seus familiares – alguns já não se encontram entre nós fisicamente para sentirem-se, como eu: recompensado através de sua vitória ao ver a estrela (nosso símbolo) brilhar no cargo mais alto e honroso da nação representado pela sua pessoa.

                        Eu, particularmente, guardo com muito orgulho duas lembranças das batalhas travadas em São Bernardo do Campo, na ocasião das greves, são duas camisas que vesti durante os movimentos reivindicatórios:

                        Uma é destrutível, já rota e desbotada, com sua caricatura de chave fixa na mão lutando contra o espadachim burguês, hoje seu aliado, que usei para proteger meu peito da truculência na repressão, na época dos cacetetes, cavalarias, etc.

                        A outra é indestrutível. Está fixada dentro do peito, na região central superior do tórax, é impossível de ser destruída pelos métodos convencionais.

                        Assim, na condição de aliado, com seus princípios, objetivos e ideais em favor das causas sociais, tomo a liberdade, na condição de colaborar, de expor algumas recomendações ou sugestões que poderão ser úteis no conjunto de proposições a serem apresentadas para convencer e fazer forças antagônicas, a repensar e criar uma alternativa consensual  em nível nacional, e até mesmo universal, para a solução dos conflitos e desigualdades sociais entre o maior e o menor em relação ao poder aquisitivo e qualidade de vida.

PROPOSTAS E RECOMENDAÇÕES

 Lula, o planeta Terra está pequeno para tantas divergências e atos de caráter destrutivo, com perdas irreversíveis para a natureza e seres vivos que aqui habitam. É dever de todos aqueles que tem compromisso para com seus semelhantes saber que o sistema solar, do qual somos parte, traduz-se em uma posição ímpar, não havendo neste sistema outro planeta que reúna as condições climáticas e geofísicas para nossas vidas.

                        Fora do sistema solar deve haver inúmeros sistemas semelhantes ao nosso, porém, estamos todos limitados pelo tempo e espaço, para pensar em viver fora da Terra na forma física e coletiva. Muito embora temos que admitir que não estamos sozinhos no universo como seres “inteligentes”, pois, do contrário, estaríamos subestimando o “Criador” que teria, neste caso, descartado tudo o que criou no universo em favor do planeta Terra.

                        Diante do exposto, estamos sentenciados a viver aqui, onde a vida só exista na forma física. Assim, seremos reciclados quantas vezes forem necessárias, conforme a crença material, espiritual ou religiosa de cada indivíduo ou grupos que os representam em coletividade.

                        Lula, espero que com esta visão, somada à sua maneira e entendimento, com seu carisma de negociador e mediador, ao primeiro Congresso Internacional em que tiver oportunidade de participar, proponha, aos detentores de recursos financeiros mundiais que armazenam riquezas por obsessão, que destinem por um ano seus lucros em prol da qualidade de vida de todos os povos marginalizados e ao meio-ambiente em que vivemos. Trocando assim, a prática de economizar subtraindo por produzir distribuindo, sem paternalismo, mas, com oferta de trabalho resgatando assim a dignidade e a auto-estima do ser humano.

                        Com isto, aqueles que já armazenaram riquezas continuarão ricos e ainda com a satisfação de poder desfrutar de seus bens com menores riscos, afinal, aqueles que estão sendo esmagados na base da pirâmide social sentirão sua auto-estima se recuperar através de seu próprio potencial, vendo naqueles que conseguiram uma melhor posição, um estímulo e não um sentimento de revolta por não terem a oportunidade de alcançar seus objetivos e necessidades por meios legais.

                        Ao continuar como está, a base da pirâmide, que passa por uma metamorfose quanto aos valores sociais, morais e familiares por falta de dignidade e horizontes, entrará em decomposição acelerada, tanto nos conceitos sociais, como biológicos. Ocorrendo isto, os pilares de sustentação dos níveis superiores também cederão e todos irão formar uma massa disforme junto à base. É só uma questão de tempo porque isto não é utopia e nem premonição, e sim, uma probabilidade… Veja os últimos fatos ocorridos, ninguém está seguro por muito tempo em lugar algum.
INDAGAÇÃO
                        Hoje, nos cinco continentes quase todos os países são devedores: bem do nosso lado, aqui nas Américas, todos (até o tio San) devem. No velho mundo poucos devem estar livres deste ônus.
                        Pergunto: e devem para quem? Devem para grupos, organizações e outras modalidades especializadas em distribuir pobreza e dependências do menor para com o maior.
                        São estes grupos que agora devem ser convocados a assumir o quinhão para a reversão desse quadro de miséria mundial e, fazendo isso, não estarão prestando nenhum favor, e sim, devolvendo parte do que tomaram indevidamente com seus tratados unilaterais; se assim assumirem, garantirão as suas instituições por mais algum tempo, pois, não se tira nada de quem nada mais tem e, como eles não aprenderam a trabalhar e produzir sucumbirão como o “Rei Midas”, da mitologia clássica.      

GRATIDÃO

                        Lula, sempre que possível você dedica essa vitória à todos os filiados, militantes, simpatizantes adeptos e até mesmo aos adversários, pois, graças a eles, você se tornou um triatleta invencível, principalmente na modalidade de transpor e vencer obstáculos e, esse recorde, eu gostaria de viver para ver alguém quebrar! Tenho certeza que eu iria viver mais que Matuzalém!
                      Porém, Lula, quero que saiba que a nós apenas coube manter e ampliar a confiança e a fidelidade em torno de um líder, mas, esse líder teve um papel maior: o de plantar nossa estrela em todo território nacional e além dele, até alcançar o ponto mais alto da nação e de lá faze-la brilhar para todos nós.
                        Creio que você fará brilhar nossa estrela muito além destas fronteiras: prepare-se para ocupar um cargo importante na ONU. De acordo com a música feita para Victor Jará, lembro que: “Os tiranos passam, os poetas seguem de pé, não se assassina a fé! As palavras seguem, não se pode um rio parar não!”. Tão pouco impedir que uma estrela cumpra sua trajetória luminosa!
                        MIL VEZES OBRIGADO!
                   ANTONIO  EVANGELISTA  NEVES


(RETORNANDO À CARTA DE DILMA)
ANEXO 2
PS: CARTA À DILMA DE 11/11/2010


Prezada presidenta eleita, Dilma Rousseff.
Quanto às recomendações, tenho sim uma a fazer, e que considero de grande importância para o sucesso de qualquer medida a ser aplicada em seu governo.
Vejamos. No trinômio Saúde/Educação/Segurança, em qualquer ordem seqüencial nas seis combinações possíveis, o essencial no amparo dessas necessidades propaladas por todos os políticos durante a campanha eleitoral, e pela sociedade o tempo todo, a palavra-chave para viabilizar as medidas a serem tomadas nas áreas mencionadas, é “Conscientização”, que deverá anteceder em quaisquer das ordens, nas seis combinações do referido trinômio, bem como para qualquer medida a ser tomada, principalmente nas áreas sociais.
O ato da “Conscientização” em todos os níveis, ou seja, de governantes a governados, e de dirigentes a dirigidos, deve ser compreendido e aplicado fazendo com que todos aceitem que direitos adquiridos são frutos que poderão vir ou existir somente após as obrigações e deveres cumpridos.
Assim, a ‘’palavra mágica’’ em seu governo é ‘’Conscientização’’ de todos, a qual deverá ser recomendada sempre que possível, pela sua ilustríssima pessoa.
Nos dias de hoje, estão em moda as palavras ‘’Sustentável” e “Sustentabilidade”. Porém, sem Conscientização, elas ficam soltas no ar, perdendo o sentido literal da palavra.
Obrigado mais uma vez. Antonio Evangelista Neves.





0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga