20 ANOS DEPOIS, MEU REENCONTRO COM O COMPANHEIRO MERCADANTE
Matéria publicada no Jornal da Região em maio de 2010, sobre visita do petista em Onda Verde
(ARQUIVO- Jornal da Região- Palestina SP, maio de 2010)
Antonio Evangelista Neves, sócio-proprietário do Jornal da Região, foi metalúrgico no Grande ABC (SP), na época em que Lula, recém-chegado do Pernambuco, se destacou em função de líder sindicalista, lutando pelos direitos dos trabalhadores e da greve. Conheceu e trabalhou ao lado dele, e participou do movimento que culminou com a criação do PT (Partido dos Trabalhadores), onde teve relacionamento com diversos líderes de movimentos político-partidários que se engajaram na promoção de Lula como o principal representante da categoria não só dos metalúrgicos, mas de todas as demais classes.
Daí, o nome (e a filosofia) da sigla partidária E dentre os baluartes do nascimento do partido que levou um trabalhador, simples representante da massa trabalhadora, à presidência da República, estava Aluízio Mercadante.
Na reunião ocorrida na Câmara Municipal de Onda Verde, dia 14 de maio, às 19h, onde o prefeito João Carlos Machado (PR), apresentou à comunidade o senador da República, Aluízio Mercadante, pré-candidato a governador do estado de São Paulo, Neves, diretor financeiro e de logística do Jornal da Região, reencontrou seu amigo depois de 20 anos separados. E o próprio amigo do senador retrata em sua redação a emoção e opinião formada que tem sobre o parlamentar, o presidente Lula, além da impressão que teve do trabalho do prefeito anfitrião desse encontro político.
NR- A afinidade de Antonio Evangesista Neves com o PT, e seus integrantes, não interfere na linha editorial do Jornal da Região, que mantém-se neutro e sem compromissos partidários, não difundindo interesses por partidos e candidaturas a quaisquer cargos.
Neves e suas afinidades com o senador Aluízio Mercadante
Onda Verde recebeu pela primeira vez a visita de um senador da República. Mas não se trata apenas de um senador, e sim, do senador Aluízio Mercadante, que em sua fala ao público presente, na Câmara Municipal, dia 14 de maio, às 19h, assumiu o compromisso de retornar à cidade não só como senador, mas como que prevendo sua vitória nas urnas no pleito eleitoral em outubro próximo, “voltarei”, afirmou o parlamentar, “também como o primeiro governador do Estado nesta cidade”.
Ele fundamentou seu compromisso argumentando que pretende somar forças para tornar realidade seu propósito. E para isso, quesitos não lhe faltam, tais como caráter sem jaça, competência, dedicação, honestidade, e, principalmente, entre outros predicados, a lealdade com seus pares.
Digo isso com convicção e sem medo de errar, pois, como metalúrgico aposentado, fui funcionário das empresas Volkswagen do Brasil e MBB (Mercedes Benz do Brasil), no período de 1964 a 1992 em São Bernardo do Campo. Portanto, acompanhei e fiz parte da brilhante trajetória do então companheiro Lula como líder sindical, até sua ascensão ao cargo máximo da República. Mercadante também esteve presente em todos os momentos desta árdua batalha política, somando mais de 30 anos de fidelidade partidária e de seu companheirismo verdadeiro.
Desnecessário seria dizer, porém faço questão de enfatizar aqui, que o senador Mercadante de hoje sempre foi, é e será, um fiel e incondicional aliado do presidente Lula, um dos políticos mais importantes da era contemporânea, em todo o mundo, com boa performance, e notabilidade digna de um grande estadista. Reforço e afirmo que Lula é um político sem qualquer mácula em sua vida pública, conforme verificamos ao longo de seus oito anos de dois mandatos, com pesquisas crescentes de aprovação do povo brasileiro à sua imagem de homem público e governante.
Mas o motivo da visita do senador Mercadante em Onda Verde tenho a certeza de que não foi somente pela inabalável amizade para com o prefeito João Carlos Machado, mas sim pela afinidade de ideais e princípios que ambos defendem no âmbito social, e , que juntos, farão muito mais num futuro próximo.
Aproveitando minha livre manifestação nesta carta aberta à população regional, agradeço o senhor e doutor João Carlos Machado, na qualidade de ser humano e administrador de Onda Verde, por proporcionar este encontro salutar com o senador Aluízio Mercadante, quando por alguns momentos, relembramos inesquecíveis e marcantes passagens, quebrando assim, um jejum pessoal que nos distanciou por mais de 20 anos, quando os cabelos dele não eram tão ralos, e nem os meus tão brancos.
(ESTA E OUTRAS MATÉRIAS, ARTIGOS, CRÔNICAS, OPINIÕES, ÁUDIOS, VÍDEOS E IMAGENS, VOCÊ ENCONTRA NO SITE www.jornaldaregiaopalestina.com.br
0 comentários: