A polêmica e má interpretação do conceito ‘década’, inclusive no Wikipédia


DESTAQUE: "A primeira década iniciou-se a partir do primeiro instante do dia 1.º de janeiro do ano 01, e findou-se no último instante do dia 31 de dezembro do ano 09"

Primeiramente, creio que está compreendido por todos, que uma década é um tempo percorrido ou a percorrer com duração de dez anos em quaisquer das situações em que ela foi ou será considerada no calendário vigente.

Fica entendido, também, que não existe a obrigatoriedade de se fixar sua data inicial num determinado dia, mês, ano, década, século e milênio, no calendário cronológico (em ordem seqüencial), quer seja ele Cristão, Judeu, Mulçumano ou outros, desde que o período de um ano seja de 365 dias intercalados por um de 366 dias, a cada quatro anos, e que recebe, em todo o planeta, a denominação de ‘Ano Bissexto’, quando o mês de fevereiro é formado por 29 dias, para corrigir as horas, minutos e segundos, além dos 365 contabilizados durante o período mencionado.

Assim, essa década pode ser citada em qualquer fase do calendário podendo ela estar inserida entre uma década e outra no calendário cronológico em uso. Exemplo, de 12 de outubro de 1925 a 12 de outubro de 1935 que é um período de dez anos (10), portanto, uma década, e que pode ser comumente citada como situada entre os anos 20 (Vinte) e 30 (Trinta), no calendário gregoriano (o nosso), instituído pelo Papa Gregório XIII (1502 a 1585).
Porem, não pode incorrer no erro de confundir uma década percorrida isoladamente apenas para citar um fato ocorrido naquele período, com a década cronológica que tem o seu vinculo com os séculos e milênios já percorridos e a percorrer iniciando tudo a partir do marco zero do ano cristão.

A primeira década iniciou-se a partir do primeiro instante do dia 1.º de janeiro do ano 01, e findou-se no último instante do dia 31 de dezembro do ano 09, ou seja, à zero hora de 1.º de janeiro da segunda década, portanto, é assim que fica compreendido o início da década de 20. E pelo amor em Deus, nunca mais confunda década de 20, com  a contagem verbalizada dos algarismos de 1 a 9 repetidos em cada dezena de anos computados e compreendidos entre os  anos 20 aos anos 90, repetindo tudo novamente nos próximos séculos e milênios.
O interessante é que ninguém comenta da mesma forma sobre o período decorrido entre 10 a 20. E sabe por que? Porque ninguém pronuncia 10 e 1, 10 e 2, 10 e 3, 10 e 4, e 10 e 5, mas sim, 11, 12, 13, 14, 15. A partir daí é que a fonética dez antecede os numerais de 6 a 9 até iniciar a contagem sequencial de 1 a 9 a partir dos anos 20.

Para não cometer erros, nunca diga a década de 20 a 90 em qualquer século ou milênio, se não estiver se referindo ao tempo cronológico decorrido a partir de sua origem, se não for o caso, cita o período entre os anos de 20 a 90, podendo até haver uma Interface entre os anos e o período mencionado. Exemplo: Em meados dos anos 60 e 70, ocorreram vários abalos sísmicos na região, por mais de uma década. Neste caso, a década está desvinculada do tempo cronológico real, mas sim, a um período decorrido nos anos 60 e 70.
Espero ter contribuído para o esclarecimento de algumas dúvidas, inclusive mal resolvidas em publicações na Wikipédia.

Palestina SP, 18 de maio de 2013.





AUTOR: 
Antônio Evangelista Neves.

CONTATO: 
antonioevangelistaneves@hotmail.com

SÓCIO-PROPRIETÁRIO DO Site: 
www.jornaldaregiaopalestina.com.br

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga