Ainda que fosse a última


A atitude do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Benedito Barbosa Gomes, ao proferir palavras ofensivas e prepotentes a um colega nosso (membro de imprensa) foi, no mínimo, um ato lastimável, além de arrogante, imprudente e impensado.

Entre todos os adjetivos possíveis para definir o seu comportamento, o impensado é o mais grave em minha opinião. Isso porque, no desempenho de suas funções e atribuições, lhe são outorgados poderes sobre matérias que poderão mudar o curso da história de uma classe ou até influenciá-la, mesmo que periodicamente, no destino de uma nação, e, nessa linha, raciocínio, para pior.

Pois as decisões a serem tomadas nesta suprema corte de leis (STF), não poderão estar sujeitas e nem correr o risco de serem avaliadas e homologadas num momento de mau humor advindo de um mal-estar causado por uma dor lombar crônica em um de seus pares.

Se o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, não reúne condições emocionais para administrar o fardo em suas costas, que dirá dos fardos que poderão pesar nas costas de milhões de seus concidadãos?

Digo isso sem medo de errar, pois, como aposentado (NB-81.291.127-0), me considero uma das vítimas, devido às decisões tomadas em prejuízo dos aposentados no legislativo, e endossadas pela Corte Suprema (Estamos sendo vilipendiados por termos contribuído pelo teto de vinte salários mínimos, e recebermos pelo denominado ‘Salário Referência’ (S.R.), que é bem menos da metade do salário mínimo vigente, ou seja: contribuímos com vinte, e recebemos menos de quem contribuiu com dez. Isso é justiça?

Por tudo isso, penso que o presidente do (STF), Joaquim Barbosa, deveria se inspirar e seguir o exemplo de grandeza da sua Santidade o Papa Bento XVI (Josef Ratzinger), que pediu espontaneamente demissão de seu cargo vitalício ao reconhecer suas limitações apenas físicas, e não de aparente descontrole mental como tem demonstrado o ilustre presidente do STF, preservando assim seu invejável currículo cultural com trajetória de inegável que tem, inclusive com sua abnegação no domínio de diversas línguas, sendo uma quase poliglota.

As transposições de barreiras para obter tantas qualificações talvez sejam a causa do seu esgotamento na administração do seu emocional.

Antônio Evangelista Neves.
Palestina 06 de março de 2013
Site:www.jornaldaregiaopalestina.com.br




MANCHETE DOS JORNAIS DA GLOBO:


Joaquim Barbosa se irrita com repórter: 'Vá chafurdar no lixo'

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, o presidente do Supremo Tribunal Federal pediu desculpas aos repórteres.



0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga