AVALIAÇÃO: NICANOR, PREFEITO DE PALESTINA E SEUS ANTAGONISTAS
Pontos ao prefeito Nicanor Branco na política em Palestina
Pelo ‘sensor’ político do Jornal da Região, indubitavelmente um periódico quinzenal independente, conforme o novo slogan que adicionamos ao cabeçalho da capa do exemplar impresso, já a partir desta edição distribuída dia15 com validade até 30 de abril, indicadores populares apontam uma tendência muito acentuada da provável reeleição do prefeito Nicanor Nogueira Branco (PTB), no pleito de 2012.
Pelos resultados apurados nas respostas das enquetes postadas na versão digital do jornal (com comentários subjetivos dos leitores internautas) o ‘antes’ e o ‘agora’ da política administrativa municipal de Palestina, podemos ir além, nesse prognóstico da preferência popular dos eleitores. Não é utopia prever que esta tendência favorável ao prefeito Nicanor representa no momento uma vantagem significativa sobre seus concorrentes, os antagonistas da atual gestão.
No exercício de nossas atribuições de prestar informação, com responsabilidade social, e de forma apartidária, imparcial e, sobretudo, democrática, sondamos, informalmente, opiniões de inúmeras pessoas nos mais diferentes pontos da cidade, quando da entrega de jornais aos assinantes, e da venda dos exemplares.
Ouvimos da população, de forma quase generalizada, uma frase que resume a tônica da verdadeira avaliação popular: “Este prefeito fez mais em dois anos que seus antecessores em quatro ou oito”. Esta pontuação, convenhamos, mostra satisfação dos munícipes para com seu chefe do executivo. Assim, Nicanor vem se destacando na realização de obras concretas (aquelas de cimento), sem deixar de lado a quase obrigação de atender a todos no aspecto social, quer seja no combate de endemias, bem como na prestação de serviços em dois pontos considerados o núcleo do ‘carro-chefe’ de qualquer organização da sociedade: a saúde e a educação.
Os números obtidos nestas ‘sondagens’ do jornal, que merecem destaques aqui, não pelo quantitativo, mas pelo qualificativo, pois não ultrapassamos a captação de 250 opiniões cravadas em forma de votos nas enquetes, pois como o próprio nome diz se trata de enquete e não de ‘pesquisa’. Porém, os votos positivos para o prefeito podem ser considerados ‘votos’ conscientes, e que indicam a vontade do povo pela sua continuidade no comando do executivo local.
Isso, caso o atual prefeito venha a ser candidato à reeleição. E é importante lembrar que simpatia pessoal já não é fator primordial na composição de valores decisórios numa eleição. E assim, Nicanor parece estar alguns “minutos luz” (o que parece pouco, mas não é), na frente de seus adversários, que terão de buscar no abstrato, o convencimento popular para suas futuras intenções. Antes disso, deverão, necessariamente, sairem do anonimato, da opacidade, da fragilidade de articulação para um esquema oposicionista consolidado, e ainda ganhar espaço na mídia com méritos, sem divulgação de material crítico destrutivo, pejorativo e jocoso, e sim, com propostas de metas resolutas para uma Palestina melhor.
Palestina, 23 de abril de 2011, Antonio Evangelista Neves.
antonioevangelistaneves@hotmail.com
ESTA NOTÍCIA TAMBÉM ESTÁ EM MINHA COLUNA TIRANDO DE LETRA NO SITE:
0 comentários: