TEXTO PARA REFLEXÃO: Pessoas e máquinas. Por quanto tempo nessa ordem?
Pessoas e máquinas. Ambos os gêneros são movidos por energia oriunda de fontes naturais.As pessoas pertencem ao reino dos animais denominados genericamente como orgânicos, e todos são nutridos pela energia emanada pelo sol.
A energia solar é a responsável hoje, mais do que nunca, pela existência da vida orgânica no planeta terra. Portanto, nós pessoas, bem como os demais seres vivos, somos totalmente dependentes dessa fonte de energia que vem sendo processada e convertida em nutrientes essenciais à vida, pelas infinitas fases dos ciclos naturais no reino vegetal e animal e, ainda, aqueles que passam por processamentos artificiais que, infelizmente, podem, mas não deve ser considerados essenciais, quando criteriosamente avaliados sobre a relação de seus custos e benefícios.
Dessa forma temos que admitir que estamos embarcados numa nave em movimento, cuja direção, rota, velocidade e destino, em que não nos foram dados, felizmente, qualquer comando de inteiração, mas, sim, o de cuidar e respeitar da melhor maneira o bem que de graça recebemos.
As maquinas foram criadas pelas pessoas. Inicialmente, para ajudar em suas atividades laboriosas e que foram de grande valia na substituição dos trabalhos pesados realizados pelas pessoas, estabelecendo assim uma relação harmoniosa entre os criadores (as pessoas) e as criaturas (as máquinas).
Entretanto, com a evolução tecnológica a cada dia mais sofisticada, e já dominando as ciências quânticas e o universo da nanotecnologia, desenvolvendo e até aplicando microcomponentes no campo da robótica, cujas funções desempenhadas substituem as pessoas com larga vantagem na obtenção dos produtos, além de auferir maiores lucros para o empregador, pois, esse fica desobrigado do vínculo empregatício exigido por lei às pessoas que foram substituídas.
Assim, aquela relação outrora harmoniosa entre os criadores e as criaturas, está passando por uma inversão de valores, pois, enquanto as maquinas evoluem de maneira acelerada buscando cada vez mais a dependência dos usuários para com elas, vejo as pessoas fazendo o caminho inverso, ou seja, se degradando em todos os sentidos e também de maneira acelerada se afastando radicalmente da família, do amor ao próximo, do respeito às instituições, da pátria e o pior, do Creador, independentemente da fé doutrinal de cada um.
0 comentários: