Reativar os valores adormecidos é a solução
O poder exacerbado, a desintegração da família, o desrespeito aos professores, mestres do ensino, e a ausência de Deus na mente dos seres humanos, é a causa de todos os males em evidencia.
A ostentação do poder aquisitivo de alguns, bem como a atuação diferenciada de outros com poderes constituídos, tem contribuído, para não dizer alimentada, a onda de crimes em ordem crescente e com fatos improcedentes no país e no mundo.
O combate ostensivo à criminalidade atuante, não tem desmotivado os novos adeptos ao crime que surgem numa progressão de ordem exponencial e, isto, está diretamente ligado à falta de um programa educacional aplicado em todos os níveis a partir da família que é a fonte geradora do ser até então humano, podendo se influenciar para o bem ou para o mal.
As lacunas existentes entre o menor e o maior devido à grande concentração de riquezas em poder de alguns separando assim, as classes sociais nos quesitos de poder aquisitivo e qualidade de vida, tornam para os menos aquinhoados, e consequentemente menos preparados, um fator de dificuldade quase que intransponível por não dispor de referencias e acesso educacionais básicos para sua formação pessoal.
Num gráfico ilustrativo da curva exponencial que demonstra a escala da riqueza monetária, patrimonial e “cultural” das classes sociais no país, deveria partir não do marco zero das ordenadas e abcissas, mas sim, de um patamar de onde a família ou pessoa pudessem administrar suas necessidades básicas e elementares com dignidade nos quesitos moradia, alimentação, educação e saúde antecedendo todas as fases citadas.
Penso que isso somente será possível quando sociedade, como um todo, atingir um grau de maturidade em comunhão com o próximo, e que também os governantes atuem com uma postura de civismo e patriotismo no exercício de suas funções, visando de maneira obstinada, o bem de todos e não somente os seus, de forma individualizada e protegida até então.
Essas possibilidades ou utopia para mim que já passei dos 70 anos, deverão começar a ocorrera partir de quando prisões forem transformadas em hospitais, e após essa fase, hospitais em escolas. Daí em diante, podemos pensar em sustentabilidade, pois, para atingir esse propósito, a conscientização já deve ter se tornado um hábito entre a maioria.
Gosto das filosofias contemporâneas do milionário americano Bill Gates (Microsoft), que estão amplamente difundidas na Internet. São pensamentos que servem como ótimas referencias. Leia abaixo.
Autor: Antônio Evangelista Neves/ 29/abril/2013 - Palestina SP
Bill Gates: Onze frases em cinco minutos e dez minutos de aplausos em uma conferência escolar
11 FRASES, MUITO APLAUSO
"Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo em menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero. O que estava escrito é muito interessante, leia e admita que ele acertou em todas!
2. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente nada na vida real. Se pisar na bola, está despedido… Rua! Faça certo da primeira vez!
9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
10. Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
11. Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles."
(Extraído de mídias sociais da Internet)
0 comentários: